segunda-feira, 24 de agosto de 2009
O capítulo geral da Ordem dos Capuchinhos, atualmente reunido em Roma, elegeu fr. Mauro Jöhri, provincial da Província capuchinha da Suíça, como novo Ministro geral. Mauro sucede o canadense fr. John Corriveau, que guiou a Ordem nos últimos 12 anos.
Há uma semana iniciou em Roma o Capítulo geral da Ordem dos capuchinhos. 174 capitulares representam 11.000 capuchinhos de todo o mundo. O passo mais importante na ordem do dia, até o presente momento, foi a eleição do Ministro geral que deverá conduzir a Ordem em lugar do fr. John Corriveau nos próximos seis anos.
Para este serviço foi eleito o atual Ministro provincial dos Capuchinhos suíços, fr. Mauro Jöhri. Frei Mauro nasceu no dia 1º de setembro de 1947 em Bivio, na região Suíça dos Grigioni, razão que explica também o seu amor pela montanha e pelas escaladas. Ele domina quatro línguas: italiano, ladino, alemão e francês.Em 1959 iniciou o ginásio em Faido (Ticino) e em 1964 entrou no Noviciado dos Capuchinhos. Freqüentou os primeiros anos de teologia no instituto da Ordem em Solothurn. Após a ordenação sacerdotal em 1972, continuou os estudos nas Universidades de Friburgo (Suíça) e de Tübingen e depois na Faculdade de teologia em Lucerna. Em 1980 terminou os estudos teológicos com o doutorado junto à faculdade de teologia de Lucerna.
Tema de sua tese de doutorado foi a teologia da cruz na obra de Hans Urs von Balthasar. Após seu retorno à região meridional da Suíça, foi guardião no convento Madonna del Sasso perto de Lugano e trabalhou como professor de religião na escola local. Por quatro anos foi presidente da comissão do plano pastoral da Conferência episcopal Suíça. Por 10 anos ensinou dogmática e teologia fundamental na Faculdade de teologia de Coira e por alguns anos, foi professor encarregado na Faculdade de teologia de Lugano.
Em 1989 os capuchinhos o elegeram Superior da Região da Suíça italiana e, em 1995, Ministro provincial da Província capuchinha da Suíça. Durante o exercício deste cargo, foi também presidente da União dos superiores religiosos da Suíça. Terminado o período como provincial, continuou a formação permanente no Institut de formation humaine intégrale di Montreal, no Canadá. Em 2005, foi novamente eleito Ministro provincial dos Capuchinhos suíços. Este período de serviço cessa antecipadamente, agora, porque, com as eleição ao supremo cargo na Ordem capuchinha internacional, fr Mauro Jöhri assumirá imediatamente a nova função na Cúria geral de Roma.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário